Arquitetura escolar: uma inovação que ajuda no aprendizado das crianças

Publicado em 16 de outubro de 2019

Toda escola ou instituição de ensino é um núcleo que semeia conhecimento. Mas a educação não está apenas nos livros, professores e alunos, ela está presente também no ambiente físico, e isso é essencial para o aprendizado.

A arquitetura escolar tem ganhado um espaço importante no mundo. Além de melhorar a educação, os espaços com mais conforto e interatividade são humanizados e acabam inspirando todos ao seu redor. Essa arquitetura tem se tornado parte integrante do planejamento de gestores e mantenedores de colégios. Ela é sinônimo de revolução no ensino das escolas.

Sabemos que o professor é e sempre será a principal influência no sistema de ensino. Depois vem a pedagogia que ele aplica, o material didático que é usado e os equipamentos que são fornecidos pela escola. E em seguida vem o ambiente físico que é muito importante na formação do aluno.

Sendo assim, a arquitetura escolar está na lista de coisas mais importantes para o bom aprendizado de um estudante.

Para transformar o ambiente é necessário transformar as alocações dos alunos em espaços bem vívidos e alegres, cheios de inspiração e produtividade. Tudo isso com muito conforto, ventilação, iluminação e clima sustentável, oferecendo assim muita segurança e inovação para todos.

Os locais bem cuidados, claros e equipados com equipamentos modernos demonstram mais valorização à educação e a todos que frequentam o espaço.

Com uma arquitetura escolar bem planejada, o comportamento dos alunos e colaboradores melhora, e o custo de manutenção com instalações é menor, além da redução dos níveis de bullying. 

Antes de começar o planejamento da arquitetura, os arquitetos devem avaliar alguns pontos importantes para garantir a qualidade dos espaços.

Primeiro é importante e necessário pensar no conforto térmico e acústico, na iluminação, e na ventilação das escolas, porque todos esses fatores interferem na concentração e no aprendizado dos alunos. Eles precisam se sentir acolhidos e amar o local em que vão passar a maior parte do seu tempo.

Os espaços devem permitir o desenvolvimento de diversas atividades, como a leitura, podendo até haver a inclusão de elementos da natureza, deixando assim os alunos em locais práticos e flexíveis.

As cores são uma parte muito importante da arquitetura, elas criam uma atmosfera que estimula e ajuda na forma de percepção, pois cada criança ou jovem tem um jeito de aprender e estimular seu cérebro.

Outro fator importante são os móveis, que devem ter um design inovador, trazendo uma sensação de bem-estar e fazendo com que o aluno se sinta feliz.

Todo esse planejamento e construção deve ser feito em parceria com a comunidade escolar. Se o aluno se sente bem e protegido, ele se vai dedicar mais às atividades e aos estudos. Quando uma escola é mal organizada e confusa, o aluno se sente inseguro e não consegue se conectar com aquele lugar e nem se concentrar no ensino, sendo assim, não aprende tudo o que precisa e poderia.

Com uma escola segura e inovadora os alunos se sentem bem, socializam e conseguem focar nos seus estudos. Isso interfere em todo o espaço, desde os professores aos colaboradores.

Outras Publicações

Viewup